sexta-feira, 11 de março de 2011

Como mudar os hábitos alimentares?

A mudança dos hábitos alimentares é a maneira mais correcta de controlar o seu peso a longo prazo. Mesmo depois de uma dieta bem sucedida é preciso aprender a manter o peso. Siga as nossas dicas e truques e vai ver que os resultados vão compensar.

1) Tente reduzir na quantidade de comida ingerida. Quantas vezes não continuamos a comer depois de estarmos saciados só porque a comida está muito boa? Coma mais devagar mastigando bem os alimentos e apreciando o seu sabor. Desta forma demorará mais tempo a ingerir a comida, digere-a melhor e ficará saciado comendo muito menos.

2) Controle a ingestão de gorduras. Esta técnica é extremamente eficiente. A gordura engorda muito porque tem mais do dobro das calorias que as proteínas ou os carbohidratos. Acostume-se a ler os rótulos dos alimentos quando os compra e escolha os que contêm menos gramas de gordura por cada 100 gramas. Sempre que possa mude para as versões light ou diet dos seus alimentos preferidos. Por exemplo, substitua a maionese normal pela sua versão de dieta. Mude, aos poucos, do leite normal para leite meio gordo e depois para leite magro. Escolha os queijos mais magros, compre carne pouco gorda e retire os restos visíveis de gordura da mesma antes de cozinhar. Evite os fritos a todo o custo e use pouco azeite ou óleo como tempero. Apesar do azeite ser uma gordura saudável engorda tanto como as outras. Consuma-o moderadamente.

3) Aumente o consumo de vegetais. Especialmente legumes e verduras.

4) Reduza o consumo de álcool. O álcool tem muitas calorias. Consuma-o com moderação.

5) Reduza também nos alimentos com muito açúcar como doces e bolos. Substitua o açúcar no café e no chá por adoçante sintético. Substitua os refrigerantes pelas suas versões light.

6) Faça exercício. A prática regular de exercício aumenta o seu metabolismo, queima calorias, modera o apetite e ainda o afasta do frigorífico. Além de ajudar a perder peso, o exercício firma os músculos e melhora a aparência. Não é preciso um exercício muito intenso. Uma hora de actividade física, duas vezes por semana e uma caminhada de meia hora ao fim de semana são suficientes para manter um nível de metabolismo adequado. Escolha uma actividade desportiva que goste.

7) Verifique se está a comer porque tem fome ou se come por motivos emocionais. Muitas pessoas comem por motivos emocionais e não por fome. Alguns comem quando estão tristes, outros quando estão solitários, deprimidos ou zangados. Reconhecer essas situações é o primeiro passo para as controlar.

8) Tenha atenção às situações de risco: jantares de amigos, férias, festas, viagens e feriados. Saiba o que fazer para evitar engordar. Tente manter a actividade física habitual. Não precisa de fazer desses dias um sacrifício vendo os outros comer comida saborosa enquanto você fica infeliz a um canto, mas não precisa de sair de lá empanturrado de tanto comer. Prove um pouco de cada prato, mas não coma demasiado. Preste mais atenção às pessoas do que à comida.


De nada serve usar estas dicas cegamente durante um mês e depois abandona-las a todas porque uma é difícil de seguir. O segredo está em adoptar uma técnica e pratica-la até que se torne um hábito.

sexta-feira, 4 de março de 2011

8 dicas essenciais para a sua saúde:

“ Aquele que tem saúde tem esperança, e o que tem esperança tem tudo”

1. Mexa-se mais

Crie desafios de modo a que exercite o seu corpo diariamente. Subir escadas será sempre uma alternativa melhor que ir de elevador ou de escadas rolantes. Leve o seu cão a passear mais vezes. Comece com acções mais insignificantes, como andar mais a pé e vá aumentando de forma gradual os seus objectivos até ao ponto em que uma hora no ginásio ou 45 minutos numa aula de aeróbica seja uma tarefa demasiado fácil para si… até lá… toca a mexer!

2. Corte nas gorduras

Evite as comidas mais óbvias, tais como fritos, fast food e refeições hiper calóricas (sobretudo ao jantar). Produtos lácteos, tais como queijo, leite e natas devem ser opção nas versões “light”. Nozes, maionese, margarina, manteiga e molhos devem ser alimentos quase proibidos, embora existam muitos destes produtos na versão “light”( nem sempre são uma boa opção). 

3. Deixe de Fumar

Esta é uma condição quase essencial para estar em forma e sentir-se bem. Não ignore os avisos dos maços de tabacos – reflicta sobre eles – o tabaco mata mesmo. Acredite que consegue deixar de fumar. Vai ver como vai notar diferença ao fim de duas a três semanas, quando estiver no treino. Não pense em deixar de fumar, mas sim em fumar cada vez menos – psicologicamente tem um efeito mais favorável e menos radical. 


4. Reduza o Stress

Fácil de dizer e fácil de fazer. Algumas das técnicas recomendadas pelos entendidos na matéria têm por base manter uma atitude positiva, mesmo perante as situações mais stressantes. Perca pelo menos 30 minutos por dia a fazer algo que goste muito (passear à beira mar, ler um livro, brincar com o seu cão ou ver um filme no sofá). Vá até ao ginásio, nem que seja só para fazer uma sauna, um banho turco ou 10 minutos de jacuzzi. Evite pessoas e situações conflituosas sempre que possível. “Quando começar a ver tudo pintado de vermelho, lembre-se que as nuvens são azuis”

 5. Escove bem os seus dentes

Estudos recentes mostram uma ligação directa entre a longevidade de um ser humano e a sua higiene oral, embora ainda ninguém conheça realmente a razão. 

 6. Evite beber em excesso

Estudos recentes mostram que um copo de vinho ou de uma outra bebida por dia (duas para os homens) podem ajudar a proteger contra as doenças coronárias, mais do que esta dose poderá causar graves problemas ao nível do fígado e dos rins. Não faça da bebida um vício, mas sim um prazer unicamente de descontracção. 

7. Mantenha sempre uma atitude positiva

Existe definitivamente uma relação entre viver bem e a sua atitude no dia-a-dia, quer seja no trabalho ou em família. Para além disso, encarar cada dia com um sorriso, fará de si uma pessoa melhor. Tente sempre sorrir para os outros, mesmo que se sinta menos feliz… 

8. Não esteja sempre a pensar no amanhã


Aproveite o fim do dia para descansar e não para pensar no dia de amanhã como um problema. Medite sobre si e não sobre o dia seguinte. Contudo, se é viciado em trabalho ou não consegue parar de pensar na sua agenda, pode abrir uma excepção: à sexta-feira…