sexta-feira, 4 de março de 2011

8 dicas essenciais para a sua saúde:

“ Aquele que tem saúde tem esperança, e o que tem esperança tem tudo”

1. Mexa-se mais

Crie desafios de modo a que exercite o seu corpo diariamente. Subir escadas será sempre uma alternativa melhor que ir de elevador ou de escadas rolantes. Leve o seu cão a passear mais vezes. Comece com acções mais insignificantes, como andar mais a pé e vá aumentando de forma gradual os seus objectivos até ao ponto em que uma hora no ginásio ou 45 minutos numa aula de aeróbica seja uma tarefa demasiado fácil para si… até lá… toca a mexer!

2. Corte nas gorduras

Evite as comidas mais óbvias, tais como fritos, fast food e refeições hiper calóricas (sobretudo ao jantar). Produtos lácteos, tais como queijo, leite e natas devem ser opção nas versões “light”. Nozes, maionese, margarina, manteiga e molhos devem ser alimentos quase proibidos, embora existam muitos destes produtos na versão “light”( nem sempre são uma boa opção). 

3. Deixe de Fumar

Esta é uma condição quase essencial para estar em forma e sentir-se bem. Não ignore os avisos dos maços de tabacos – reflicta sobre eles – o tabaco mata mesmo. Acredite que consegue deixar de fumar. Vai ver como vai notar diferença ao fim de duas a três semanas, quando estiver no treino. Não pense em deixar de fumar, mas sim em fumar cada vez menos – psicologicamente tem um efeito mais favorável e menos radical. 


4. Reduza o Stress

Fácil de dizer e fácil de fazer. Algumas das técnicas recomendadas pelos entendidos na matéria têm por base manter uma atitude positiva, mesmo perante as situações mais stressantes. Perca pelo menos 30 minutos por dia a fazer algo que goste muito (passear à beira mar, ler um livro, brincar com o seu cão ou ver um filme no sofá). Vá até ao ginásio, nem que seja só para fazer uma sauna, um banho turco ou 10 minutos de jacuzzi. Evite pessoas e situações conflituosas sempre que possível. “Quando começar a ver tudo pintado de vermelho, lembre-se que as nuvens são azuis”

 5. Escove bem os seus dentes

Estudos recentes mostram uma ligação directa entre a longevidade de um ser humano e a sua higiene oral, embora ainda ninguém conheça realmente a razão. 

 6. Evite beber em excesso

Estudos recentes mostram que um copo de vinho ou de uma outra bebida por dia (duas para os homens) podem ajudar a proteger contra as doenças coronárias, mais do que esta dose poderá causar graves problemas ao nível do fígado e dos rins. Não faça da bebida um vício, mas sim um prazer unicamente de descontracção. 

7. Mantenha sempre uma atitude positiva

Existe definitivamente uma relação entre viver bem e a sua atitude no dia-a-dia, quer seja no trabalho ou em família. Para além disso, encarar cada dia com um sorriso, fará de si uma pessoa melhor. Tente sempre sorrir para os outros, mesmo que se sinta menos feliz… 

8. Não esteja sempre a pensar no amanhã


Aproveite o fim do dia para descansar e não para pensar no dia de amanhã como um problema. Medite sobre si e não sobre o dia seguinte. Contudo, se é viciado em trabalho ou não consegue parar de pensar na sua agenda, pode abrir uma excepção: à sexta-feira…

Sem comentários:

Enviar um comentário