domingo, 27 de fevereiro de 2011

Regras e cuidados a ter na prática de actividades físicas:

O desporto, quando é praticado regularmente, aumenta a longevidade e proporciona uma melhor qualidade de vida. A prática de uma actividade física regular evita excesso de peso, diminui o risco de doenças cardiovasculares, o aparecimento de diabetes e também reduz o risco de aparecimento de determinados tipos de cancro. No domínio afectivo e psicológico, a prática de uma actividade física regular contribui uma diminuição dos níveis de stress, melhorando as relações interpessoais e consequentemente os níveis de auto-estima.
Parece também que quando um indivíduo adopta um estilo de vida saudável, isso implica em simultâneo alguns cuidados em diversos domínios da sua vida, respectivamente na preocupação com a alimentação, na prática de actividade física regular, no não consumo de tabaco e álcool, nos cuidados com a higiene e repouso.
No entanto, é um erro pensar que o exercício físico intenso é que é bom e que quanto mais se fizer melhor, ou então que a prática do exercício físico é a cura para todos os males.
Por outro lado a prática ocasional de actividades físicas intensas pode, por vezes, provocar lesões sérias, perfeitamente evitáveis se forem eliminados os factores de risco que existem quando se praticam desportos que não são os mais adequados face à condição física de um determinado indivíduo, especialmente quando se começa a praticar um desporto diferente, ou quando se reata a prática desportiva, depois de um longo período de ausência.

Benifícios da prática de exercício físico:

Todos podem ter benefícios com a prática de exercício físico, bem como melhorar o estado de saúde e o bem-estar físico e psicológico. Os exercícios populares, co­mo natação, ciclismo, aeróbica, corrida e levantamento de peso, ajudam a manter a tonificação muscular e a flexibi­lidade e ao mesmo tempo também contribuem para o relaxamento. Exercitar-se moderada­mente, além de trazer be­nefícios ao sistema imunológico e melhorar também o humor, é uma importante forma de manter uma auto-imagem saudável.
A prevenção da hipertensão e a diminuição da pressão arterial, bem como a redução do risco de desenvolver diabetes e a melhoria da composição corporal (redução da percentagem de massa gorda, melhor controlo do peso e prevenção da obesi­dade) são aspectos importantes e que a curto prazo se irão verificar.

No que res­peito à composição sanguínea, a melho­ria do perfil lipídico também é notória, verificando-se uma redução do colesterol total. Apresentar níveis altos des­sas substâncias no sangue aumenta o risco de doença cardiovascular. No que diz respeito ao HDL (colesterol bom), os níveis sanguíneos são aumentados.
O exercício físico me­lhora a condição óssea, uma vez que promove a fixação do cál­cio nos ossos, prevenindo desta manei­ra o aparecimento da osteoporose, e au­menta a mobilidade articular.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que é o desporto?


O desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Para ser desportista tem de haver envolvimento, habilidade e capacidades motoras. A prática regular da actividade física pode ser um contributo muito importante para a prevenção dos riscos de ordem biológica, psicológica e social.


Algumas modalidades desportivas praticam-se mediante veículos ou outras máquinas que não requerem a realização de esforço, cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico. Idealmente o desporto constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhoria física e do espírito do ser humano. 
As modalidades desportivas podem ser colectivas, duplas ou individuais, com ou sem adversário.

Sinais de Transtorno Alimentar:

Procure sinais de aviso que possam indicar que uma pessoa jovem possa estar a caminho de um transtorno alimentar: contar obsessivamente as calorias de tudo o que come, só fazer “dieta” ou comer alimentos baixos em gordura, dizer que está gorda quando de facto está muito magra, abusar de laxantes, pesar-se constantemente e fazer exercício em excesso.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vantagens de uma boa nutrição:

As práticas de boa nutrição podem ajudar a prevenir transtornos alimentares.
Os jovens vão procurar a sua imagem e auto-estima ao mundo que os rodeia.
Envolver as crianças na preparação da comida e ensinar-lhes a reconhecer imagens corporais realistas pode prepara-las para hábitos saudáveis que podem ser-lhes úteis ao longo da vida.

Formas de transtorno Alimentares

Anorexia Nervosa é uma condição em que as pessoas restringem a ingestão de comida.
Bulimia Nervosa caracteriza-se por períodos de indulgência em grandes quantidades de comida para depois vomitar.
Transtorno de Compulsão Alimentar é o excesso compulsivo de alimentação ocorre quando as pessoas comem em demasia e ganham peso em excesso.
Ortorexia é a obsessão doentia por alimentação saudável, o que em excesso e não regulado pode ser prejudicial.
Qualquer um destes transtornos alimentares tem consequências nutricionais muito graves e um forte impacto na saúde dos indivíduos.

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares prevalecem sobretudo entre raparigas adolescentes e jovens adultas, mas cerca de 5 a 10% dos casos ocorrem com rapazes. As vítimas sentem-se normalmente impotentes em relação às suas vidas, sofrem de baixa auto-estima e têm uma fraca imagem do seu corpo.
Fazem restrição da comida ao ponto de passarem fome, ou comem em excesso ao ponto de ficarem obesos, como forma de ganhar controlo sobre alguns aspectos das suas vidas.

Considerações nutricionais...

Cerca de metade dos adolescentes não comem quantidades suficientes de fruta, legumes de cor verde, como brócolos, couve ou espinafres, ovos ou tomates, comprometendo assim gravemente a sua alimentação saudável.

Alimentação saudável para adolescentes:

A alimentação nos adolescentes deve sustentar o crescimento, promover a saúde e ser agradável.
Durante a adolescência, existem várias alterações de natureza fisiológica e hormonal que afectam as necessidades nutricionais, tal como um crescimento rápido e ganhos de massa muscular e óssea.

Como se faz?


A nutrição pode ser feita por via oral, ou seja, pela maneira natural do processo de alimentação, ou por um modo especial. No modo especial temos a nutrição enteral e a nutrição parenteral.

O que é a Nutrição?

A Nutrição é um processo biológico em que o organismo assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
No domínio da saúde e medicina, a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem ou dos animais.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Apresentação

Olá!
Nós somos um grupo de Área de Projecto da Escola Secundária da Moita.
Este blog tem como objectivo promover alguns dos nossos trabalhos e dar a conhecer alguns aspectos importantes dos mesmos.

Esperamos que gostem. :)