Todos podem ter benefícios com a prática de exercício físico, bem como melhorar o estado de saúde e o bem-estar físico e psicológico. Os exercícios populares, como natação, ciclismo, aeróbica, corrida e levantamento de peso, ajudam a manter a tonificação muscular e a flexibilidade e ao mesmo tempo também contribuem para o relaxamento. Exercitar-se moderadamente, além de trazer benefícios ao sistema imunológico e melhorar também o humor, é uma importante forma de manter uma auto-imagem saudável.
A prevenção da hipertensão e a diminuição da pressão arterial, bem como a redução do risco de desenvolver diabetes e a melhoria da composição corporal (redução da percentagem de massa gorda, melhor controlo do peso e prevenção da obesidade) são aspectos importantes e que a curto prazo se irão verificar.
No que respeito à composição sanguínea, a melhoria do perfil lipídico também é notória, verificando-se uma redução do colesterol total. Apresentar níveis altos dessas substâncias no sangue aumenta o risco de doença cardiovascular. No que diz respeito ao HDL (colesterol bom), os níveis sanguíneos são aumentados.
O exercício físico melhora a condição óssea, uma vez que promove a fixação do cálcio nos ossos, prevenindo desta maneira o aparecimento da osteoporose, e aumenta a mobilidade articular.
Sem comentários:
Enviar um comentário